terça-feira, 30 de março de 2010

You've got mail

No nosso prédio - como julgo que na generalidade do Reino Unido – o correio não é distribuído de forma individual. A correspondência é deixada, num maço, na caixa de correio do prédio e cada pessoa retira as cartas que lhe são dirigidas. A consequência não intencional deste método é ficarmos a conhecer os nomes de todos os vizinhos, assim como os seus gostos e personalidades.

Pode ficar a saber-se bastante sobre uma pessoa pelas revistas que assina, as cartas que recebe e o junk mail que lhe é endereçado. Ficamos a saber, por exemplo, que um vizinho aderiu a um ginásio, outro tem familiares na Austrália e um outro se interessa por ornitologia. A situação torna-nos também conscientes da necessidade de nos refrearmos na utilização do Royal Mail. Julgo que ninguém no prédio teria coragem de encomendar o catálogo de uma sex-shop ou de assinar a Penthouse.

Como só chegámos há relativamente pouco tempo, também só aos poucos vamos abandonando as nossas desconfianças. Como já referi antes, aderi a um serviço de dvds por correio. Noutra situação, teria sempre receio de que o filme fosse visto primeiro por todos os vizinhos e só depois colocado novamente na portaria. Mas isso nunca aconteceu. O envelope está sempre lá pousado, intacto à minha espera, embora sempre que pegue nele verifique se não tem uma anotação do género: «Gostei, mesmo não sendo um dos filmes mais interessantes do neo-realismo italiano. É pena ele morrer no final. Atenciosamente, 3.º G.»

6 comentários:

Joana disse...

Confesso que, à boa maneira portuguesa, já tive vontade de abrir a revista Time Out do Flat E.

SCS disse...

ahahahahahah!
Que maravilha de post!
bj
s.

Anónimo disse...

ehehe Muito bom!
Nos próximos dias estejam atentos!
Os vizinhos - se é que ainda não sabem - vão confirmar que têm amigos portugueses!
E se abrirem o envelope vão achar que lêem literatura demasiado básica e infantil... :)

Beijooos

Isabel

CC disse...

Também adorei este post, escrito com a mestria à Tiago. Delicioso! Como seria aplicar este tipo de hábitos ingleses em Portugal?! Foi nisso que fiquei a pensar. Muitos beijos de saudades.

Tiago Araújo disse...

Isabel, obrigado. A «correspondência» já chegou ao destinatário, que ficou a brincar com ela enquanto eu saia para o trabalho. Acho que as duas coisas de que mais gosta são carros e cães, por isso acertaste.

Anónimo disse...

:) Que bom! Também recebi a vossa "Correspondência", mas aqui foi entregue em mão! Não se confia - como sabem - nos vizinhos :)
Obrigada Joana! Gostei muito! Um grande beijinho aos 4

Isabel