quinta-feira, 8 de abril de 2010

15º à sombra

Apesar de ter tido defensores tão célebres quanto Montesquieu, a teoria de que o clima molda o carácter dos povos é, quanto muito, exagerada. Por vezes, no entanto, sou forçado a suspender o meu cepticismo. Os povos do Sul estão acostumados a proteger-se do calor. Lembro-me de na infância ver os agricultores, em Trás-os-Montes, irem para o campo com camisas de mangas compridas e casacos grossos, em pleno Verão, sob o lema de que «o que protege do frio, também protege do calor». Da mesma forma, os beduínos não usam manga curta para atravessarem o deserto. Mas aqui, mais a norte, basta que a temperatura suba acima dos quinze graus para que comecem a voar cachecóis, luvas, casacos e camisolas e os londrinos tentem encontrar um bocado de relva no meio da cidade para se poderem deitar a apanhar banhos de sol.

Todas as actividades que durante os meses anteriores eram realizadas entre paredes são trazidas para o espaço público: almoçar, ler, dormir uma sesta, etc. Nunca um alentejano, por exemplo, se lembraria de se sentar num banco na praça central da sua vila, a apanhar banhos de sol, nas horas de maior calor. Geralmente esperam pela «fresquinha». Claro que os britânicos estão fartos de «fresquinha» e começam logo a ocupar as superfícies com mais sol, como caracóis. Depois de bastantes meses aqui, começo a compreendê-los perfeitamente. Se tudo continuar assim, este fim-de-semana sacudo o pó da manta e mudo-me para o relvado na parte de trás da nossa casa.

2 comentários:

Joana disse...

É verdade. A densidade populacional do Holland Park atingiu hoje o seu pico. Os parques infantis estavam apinhados e havia piqueniques por todos os cantos com relva. O cheiro a mofo das mantas pairava no ar, competindo com o cheiro das flores. Toda a gente aproveitou para apanhar sol nos ombros e nas pernas - acho que era a única pessoa do parque com collants e uma camisola de mangas compridas. Que dia maravilhoso!

Mafalda disse...

É pá eu há dias era a única pessoa do parque de collants e casaquinho de mala. A competir com os pés descalços nas Birkenstock e as mangas à cava!