domingo, 15 de novembro de 2009

93.5 FM

A maioria dos canais de rádio e de televisão britânicos são tão maus, ou piores, do que os portugueses. Ainda não consegui encontrar uma rádio com música tão boa como a da Radar, apesar de grande parte das correntes alternativas e independentes ter tido origem neste lado do Canal. Ainda assim, encontram-se alguns casos interessantes, como o da BBC Radio 4, que leva o conceito de serviço público bastante a sério. Para além de boa informação, tem programas de debate com historiadores e filósofos que só estamos acostumados a ler à distância. Na semana passada, um grupo de historiadores e teólogos passou cerca de uma hora a debater o Cerco de Münster, de 1535, que pôs fim ao governo da cidade por uma seita anabaptista. E isto é só o começo. Ao fim da tarde, há sempre uma peça de teatro radiofónica e, ao início da noite, a leitura sequencial de partes de um livro. Hoje, pouco depois da hora de almoço, passou um programa de jardinagem, com telefonemas de ouvintes a pedirem conselhos sobre, por exemplo, a melhor época para plantarem determinado tipo de planta. Fiquei a saber que não vale a pena transplantar plantas de framboesa com mais de oito anos, porque são geralmente afectadas por um fungo a partir dessa idade. É como se o tempo tivesse recuado umas décadas e tivesse de ouvir a voz do Eng. Sousa Veloso entre serviços noticiosos da TSF ou da RDP. Neste momento, não sei a programação da Radio 4. Enquanto escrevo, ouço Devendra Banhart, na emissão online da Radar.

4 comentários:

Joana disse...

Roubaste-me a ideia para um post! :-)

Cristina disse...

Fico simplesmente rendida ( e invejosa!..) com a tua escrita por isso qualquer comentário é desnecessário! Parece que está sempre tudo dito!
Kiss
TY

Anónimo disse...

Concordo plenamente, que saudades duma radio de jeito! Ja nem falo da tv que e' uma verdadeira porcaria. Eu incluo na lista os jornais tambem, que deixam muito a desejar.
Gisela

Anónimo disse...

De facto, os genes da "intelectualidade" e do dom da escrita foram todos para ti..Que grande orgulho em ser tua irmã!