sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os clientes já começam a juntar-se à porta, a encostarem a cara aos vidros, mas as cadeiras ainda estão voltadas em cima das mesas e as luzes fechadas. Isto é comércio tradicional: tem horário reduzido, encerra para férias prolongadas e por vezes fica com uma placa na porta a dizer «volto já», quando me apetece ir tomar um café ou dar uma volta pelo bairro. Fico longos períodos sem aparecer. Não é um negócio muito lucrativo nem tem muitos clientes, só os mais habituais, que já se habituaram a ser mal servidos, mas continuam felizmente a aparecer. Sempre é melhor fazer compras enquanto se conversa sobre o tempo ou a Selecção Nacional do que, nas grandes superfícies, se espera de que o tapete rolante vá arrastando as frutas e os legumes para o abismo dos sacos de plástico. Há muitas técnicas para tentar prolongar o Verão, mas eu, infelizmente, já as esgotei a todas. – Seja muito bem-vinda de volta ao nosso estabelecimento, D. Rosa. O que vai ser hoje?...

2 comentários:

larosita disse...

desculpa! desculpa!... não queria ser a velha chata do bairro a relembrar que as férias são só um momento de suspensão e que força os recém-regressados a lidar rapidamente com a realidade e a normalidade (incluindo ter de lidar com velhas chatas)! mas é assim às vezes que as velhas chatas do bairro demonstram as saudades que tiveram! :) estou desculpada?...

Tiago Araújo disse...

Não estás desculpada, eu é que estou agradecido pelo incentivo à escrita e contente por saber que os clientes habituais não passaram a ir às grandes superfícies. Eu, mesmo que anónimo, também não tenho deixado de visitar o teu estabelecimento.